Coordenador : Luciene Burlandy Campos de Alcântara
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 390072.2199.85890.24022023
Departamento/Setor: MNS
Área Temática : Saúde
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Instituições Governamentais Federais Instituições Governamentais Estaduais Movimentos Sociais Organizações Não Governamentais Profissionais e alunos de graduação e pós graduação que participarão dos eventos promovidos pelo CERESAN ao longo de 2023
Local de atuação: Algumas atividades são de âmbito nacional, considerando a atuação do GT de Alimentação e Nutrição em Saúde Coletiva da Abrasco e o apoio ao processo de construção da Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. Outras atividades são mais específicas do Estado do Rio de Janeiro como aquelas que serão desenvolvidas no contexto do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA-RJ).
Objetivo
Objetivo Geral Fortalecer a participação de integrantes do CERESAN em espaços e coletivos que desenvolvem ações de formação, articulação política e apoio aos governos no contexto dos processos de formulação, implementação e monitoramento de políticas públicas de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN). Objetivos Específicos Fortalecer a participação de integrantes do CERESAN no Conselho Estadual de SAN (CONSEA-RJ); Fortalecer a participação de integrantes do CERESAN no Grupo Temático Alimentação e Nutrição em Saúde Coletiva da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (GT-ANSC); Fortalecer as ações de formação em SAN e em promoção da alimentação saudável, considerando a retomada do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e NUtricional (CONSEA) e do processo de construção da Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. Promover ações de formação em SAN por meio de eventos e formação continuada no âmbito do CONSEA_RJ e do GT ANSC.
Resumo
O Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional (CERESAN) foi criado em 2003 com sedes na UFF e na UFRRJ e completa 20 anos em 2023. É um núcleo de pesquisa e formação que congrega pesquisadores e estudantes que atuam nos temas da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) e do Direito Humano à Alimentação Adequada e Saudável (DHA). Tem como objetivos analisar, pesquisar e promover a interação entre pesquisa, intervenção e formação em SAN. Desenvolve um conjunto de atividades de extensão voltadas para a consolidação de políticas de SAN e de Alimentação e Nutrição em âmbito nacional e estadual. Seus integrantes participam de espaços e coletivos que desenvolvem ações de SAN e nesse projeto ressalta-se: (1) apoio e monitoramento de políticas públicas por meio da participação no Conselho Estadual de SAN (CONSEA-RJ) que é um conselho consultivo do governo estadual no âmbito da SAN; considerando a consolidação do Sistema Nacional de SAN, a participação no CONSEA_RJ contribui tanto para o desenvolvimento do estado quando das articulações com o nível nacional. Nesse espaço serão fomentadas as ações de formação em SAN; (2) participação no Grupo Temático Alimentação e Nutrição em Saúde Coletiva da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (GT-ANSC da ABRASCO) que desenvolve ações de formação e articulação política alimentação e nutrição. O GT fomenta a construção de referenciais teóricos que orientem políticas públicas e dissemina saberes no campo da Alimentação e Nutrição em Saúde Coletiva (ANSC) e prevê para 2023 ações de formação em apoio ao CONSEA nacional.